Sem dúvida que segurança é um fator muito importante na hora de escolher entre vidros laminados e vidros temperados para cada ambiente, local ou tipo de aplicação. Por isso, separamos algumas informações que ajudarão você na hora de escolher o vidro ideal para o seu projeto.
O vidro laminado e o temperado, juntamente com os multilaminados e o temperado laminado são conhecidos no mercado como vidros de segurança, justamente pela proteção extra que oferecem quando comparados aos vidros comuns e a outros tipos de vidros.
O Laminado é elaborado com a aplicação de uma ou mais películas de EVA (Etileno- Vinil- Acetato) entre dois ou mais vidros. Este vidro proporciona muito mais proteção em caso de quebra, pois os pedaços do vidro quebrado ficam presos na película de EVA, evitando estilhaços perfurantes por exemplo.
Além disso, a película de EVA oferece maior conforto térmico e acústico aos ambientes e até mesmo proteção solar (quando aplicadas nos vidros reflexivos). Os vidros multilaminados garantem ainda mais proteção por conter diversas camadas de vidro protegidas com a aplicação destas películas entre elas, sendo muito utilizados na confecção de escadas decorativas, piscinas, guarda-corpos e sacadas.
Outro tipo de vidro de segurança é o Temperado. Este vidro recebe esta denominação pelo próprio processo de beneficiamento chamado de têmpera. O vidro comum é submetido a altas temperaturas em um forno próprio e logo na sequência ocorre um rápido resfriamento, tornando-o mais espesso e robusto.
Além da maior resistência, este tipo de vidro oferece maior segurança por não produzir fragmentos perfurantes em caso de quebra.
O temperado laminado nada mais é do que um vidro composto por duas ou mais camadas de vidros temperados separados por películas de EVA. Uma garantia de máxima segurança e proteção para as mais diversas aplicações.
Deixe um comentário